Anúncios
Entenda como solicitar e o que precisa para ter o seu seguro seguro
Com a pandemia, muitas pessoas perdem seu emprego. Por isso resolvemos fazer esse artigo para te ajudar a entender o que precisa para ter o seu seguro desemprego 2020.
O seguro funciona para auxiliar o profissional demitido na busca da recolocação no mercado de trabalho.
Para conseguir o benefício você deve ter alguns critérios. Além disso fazer a solicitação no período correto. Que varia do 7º ao 120º para trabalhadores formais e do 7º ao 90º dia para empregados domésticos. Outras exigências são:
- Ter um tempo mínimo no emprego – O que precisa para o seu seguro desemprego nas condições de tempo são em relação. Principalmente, pela quantidade de pedidos feitos do benefício já efetuados. Normalmente, se for a primeira vez, você precisa de 12 de até 18 meses antes da dispensa de ganhos recebidos por pessoa jurídica ou física.
Para uma segunda solicitação, você deve ter permissão no mínimo 9 dos últimos 12 meses para receber. Para terceira ou mais pedidos, você deve ter permissão 6 meses no mínimo.
O empregador responsável pelo salário obrigatório ter atividade reconhecida no mínimo 15 meses, vale a pena estar de olho.
- Não estar recebendo nenhum tipo de benefício – Para você conseguir o seguro desemprego é necessário não estar recebendo nenhum tipo de benefício. Essa regra não vale para auxílio acidente ou auxílio suplementar por exemplo.
O que precisa para ter o seu seguro desemprego? Saiba solicitar agora
Alguns passos simples para solicitar o seguro-desemprego podem ser feitos diretamente nas agências do Ministério do Trabalho. Outra maneira para solicitar o valor que pode variar entre R $ 1.599,61 e 1.813,03.
- Ir no Portal Emprega Brasil para cadastrar.
- Após o cadastro feito você poderá se inscrever no seguro seguro diretamente no site.
- Agendar o atendimento para liberação das parcelas.
- O pagamento é efetuado em até 30 dias após a solicitação.
É bom estar atento e ter anotado ou guardado os 10 dígitos do requerimento do seguro dado no momento da demissão.
Regra do valor pago do seguro desemprego
Agora que aprendeu o que precisa para ter o seu seguro desemprego é interessante saber o valor que pode receber. A regra é baseada sempre nos últimos 3 salários pagos antes da demissão, são elas:
- O teto mínimo é o salário mínimo e o máximo é de R $ 1.813,03.
- Caso só existam 2 últimos salários apenas, os valores dos dois serão utilizados para definir o valor do seguro. Assim também para somente um pagamento.