Anúncios
Entenda a nova redução do preço médio da gasolina e do diesel
A partir do dia 14 de janeiro de 2020, a redução do preço médio da gasolina e do diesel nas refinarias será de 3%. Isso não acontecia desde o ano passado, sendo o reajuste feito em 1º de dezembro de 2019.
Vale lembrar que o preço da gasolina vem de duas altas, uma em novembro e outra em dezembro.
O último aumento foi de 3% e o anterior a ele, que foi o aumento de novembro chegou a 4% de reajuste. É interessante notar que o reajuste teve por conta da estabilização do cenário mundial. Sendo uma oportunidade de acomodação dos preços da gasolina e do diesel.
A redução do preço médio da gasolina e do diesel é efeito da situação do mercado mundial. Com a tensão entre EUA e Irã aumento, existe muita apreensão no mercado de petróleo mundial.
A Petrobras se posicionou de forma a não fazer nenhum reajuste imediato por conta das notícias.
Sendo mais cautelosa para não errar na precificação. Procurando sempre balancear e se adaptar a realidade do mercado. Além dessa tensão, existe uma crise no oriente médio que facilita essa flutuação de preço. É importante notar que a empresa tem que estar sempre atenta ao mercado.
A fim de controlar o preço das bombas. O governo federal estuda usar recursos de royalties para compensar situações negativas. Que podem ocasionar em uma alta e variar o mercado de petróleo.
A redução do preço médio da gasolina e do diesel pode variar ainda no começo do ano.
Sendo necessário ainda uma apuração mais aprimorada além do acompanhamento para precificar o combustível. Vale destacar que o Governo Federal já colocado de forma transparente que não vai interferir na flutuação do preço dos pacotes. Sendo então responsabilidade da Petrobrás.
A redução do preço médio da gasolina e do diesel foi muito importante para ir contra a alta em sequência. Os últimos 10 reajustes de combustível têm alta, essa redução então significa uma boa notícia.
Mesmo com a tensão no oriente médio entre EUA x Irã.
O preço médio da gasolina em 2019 ficou em R $ 4.558. Já o diesel bateu a média de R $ 3.783. O etanol ficou em R $ 3.185 por litro.
Os taxas têm uma forte alta em 2019. Por isso a redução do preço médio da gasolina e do diesel é vista como uma informação para a curva esperada.