Entenda o porquê ter um orçamento financeiro e porque é tão importante criar esse habito!
Bom aqui abordar os principais aspectos para você entender o que é um orçamento financeiro e qualificar dele, e como ele pode te ajudar a planejar seus objetivos e realiza-los.
O assunto é tão importante que devemos tratar como uma ferramenta ou prática que todos os alunos usar para organizar a vida financeira e colocar as contas em dia.
Pessoas que não praticam ou usam essas ferramentas geralmente demonstram os seguintes aspectos.
* Tem dificuldade de planejar e alcançar objetivos
* As contas não estão em ordem ou tem dívidas
* não tem o habito de investir ou guardar dinheiro
Então como podemos começar a organizar nossas finanças? O primeiro passo é mapear nosso comportamento como consumidor.
E como faço para mapear esse comportamento? É simples, você terá que escrever o seu comportamento de consumo, anotando seus gastos do mês, para que nenhum final do mês você estude esse comportamento para entender o que foi feito com o dinheiro.
Hoje existem diversos app’s para fazer esse registro dos gastos mensais, vou deixar uma lista desses app’s no final desse artigo, você pode também fazer uma planilha no seu computador para registrar os gastos como moradia, despesas fixas, educação, transportes e mais um montão de coisas.
E para aqueles que não tem familiaridade com computador e seu uso aqui vai uma dica bem legal a técnica do envelope que falamos aqui no site.
E sempre as pessoas que dizem não ter tempo para organizar suas finanças, um comportamento que poderíamos incluir como hábito para nos ajudar a virar a chave no quesito transformar nossa vida financeira.
E qual a importância de mapear e organizar o orçamento financeiro?
É ai que entra o ponto mais importante: ele além de ser seu controle de gastos mensal, tem também a função de te ajudar a otimizar os gastos e custos do seu orçamento. Pois ele te ajuda a entender onde gastou a mais que no mês anterior e onde conseguir economizar?
O hábito de entender o comportamento e comparar com os gastos passados ajuda a você a preservar e planejar o futuro mesmo que incerto.
Assim você consegue ter uma base de gastos mensais e de quanto dinheiro terá ao longo do mês, para trabalhar encima esses custos e fazer com que a conta feche não final do mês e sentido se o valor que tem a receber é o suficiente para que a conta feche no mês que está por vir.
Esse exercício pode ser difícil para alguns no começo, vamos então ver algumas dicas básicas!
Aqui vai um orçamento financeiro de exemplo!
Pessoas que trabalham com recebimento em espécie como terceirizados em construção,
doméstica e outros modelos de serviço que vem crescendo no mercado como de aplicativos, criar o hábito
de subdividir os gastos e organiza los in envelopes como: estudo, alimentação, água, luz aluguel.
É simples, porém nem todos conseguem manter esse hábito.
Esse hábito como já falamos se chama orçamento financeiro, esse processo de organização
em envelopes ou fazendo anotações seja no caderno ou em planilhas e app’s, ajuda a distribuir
o dinheiro de uma forma mais assertiva, deixando assim as contas sempre em dia.
Assim fazendo contas básicas, consegue se ter ideia de quanto sobra para guardar ou investir para melhorar o padrão de vida assim como os ricos. Se está faltando dinheiro o comportamento comparando com gastos, pois isso é um sinal que algo está errado.
Pontos importantes para entendre no orçamento financeiro?
Essa prática de envelopes e anotação dos gastos, nos traz disciplina e com a disciplina vem a mudança
o que é muito importante para uma virada de chave na vida financeira.
Em grande parte das famílias que começa a ter um orçamento financeiro, entende que abandonar a prática
de compra a longo prazo e pagamentos parcelados se torna muito positivo.
Sim isso mesmo o grande vilão da bola de neve geralmente se usado sem moderação é o cartão de crédito, pois nem sempre adaptado para bons motivos de compra, primeiro passo para mudança de comportamento.
Tá! Mas porquê?
Quando começamos a prática do orçamento financeiro, entendemos que contas a longo prazo começa a tomar
grande parte dos nossos envelopes e esses vários pagamentos em é o que impossibilita uma mudança de comportamento financeiro para começar a guardar dinheiro ou investir com sequência mais frequência.
E também para aqueles que em espécie é muito difícil fazer compras a prazo, facilitando então a mudança financeira, tornando a prática mais simples e efetiva.
Um exemplo, caso você tenha um imprevisto e tenha que ir a farmácia porque está doente ou coisa do tipo e vê que o envelope da farmácia está sem dinheiro, o que você faz? Na hora mesma olhará para os outros envelopes e pensar de onde pode tirar, do telefone, internet ou qualquer outro gasto mensal.
É ai onde a mudança de comportamento começa, quando vê algum envelope esvaziando devido a um comportamento recorrente, inicia uma mudança sem mudar automaticamente.
Ir a padaria todo dia? Ou ao mercado toda semana?
Quando vê que o envelope está esvaziando a cérebro começa a reagir lidando com um escassez e seu cérebro muda de comportamento se organizando para minimizar os gastos com determinado comportamento de consumo.
O porquê disso? Você começa a perceber que o dinheiro está acabando.
Quando o envelope está cheio ou a carteira o comportamento é outro. Então a medida que o volume de dinheiro trabalhando no envelope começa a refletir sobre suas ações.
Porque quando estamos com a sensação de fortuna com uma quantidade elevada de dinheiro tendemos a ficar mais generosos em otimizar o tempo entre almoçar na padaria ou levar a marmita para o trabalho, então soltamos dinheiro quando temos a mais e restringimos os gastos quando está escasso.
Organização nas finanças – um aliado para o orçamento Financeiro.
O ponto chave a se entender com a organização financeira é que se você consegue separar suas contas e manusear seus recursos corretos, fica muito mais fácil manejar recursos de um envelope para o outro, em caso de acontecer algum imprevisto consegue tirar tirar verba de uma conta e passar para outra que tenha mais necessidade no momento. Pois você já tem um caminho a ser percorrido ao longo do mês e um orçamento definido em relação aos seus gastos.
Uma dica é que você pode tirar recursos das contas que ainda não fecharam e substituir os recursos para aquelas que estão em aberto para ajustar e fazer o fechamento do mês.
Assim você consegue projetar alvos e alcançá-los com ajuda de um bom orçamento financeiro, mantendo a disciplina nos objetivos de curto médio e longo prazo sem perder o foco e deixar de lado aqueles gastos que não são realmente importantes no momento.
Assim como o envelope do mercado que você pode usar a criatividade em datas especiais, pode também cancelar outros e até agregar com projetos futuros para estudo, viajem ou investimento.
Esse hábito ajuda com que seu você e seu dinheiro trabalhe com mais flexibilidade sem tomar sustos no final do mês e planejar o futuro com mais segurança.