Limitação de juros do cheque especial a até 8% ao mês

Entenda agora sobre a limitação de juros a até 8% ao mês feito pelo Governo

Anúncios

A limitação de juros do cheque especial a até 8% ao mês pode ser uma boa notícia para muitos brasileiros. Para outros já não é uma boa oportunidade. Para entender melhor sobre como funciona e como isso afeta a sua vida. É interessante notar alguns pontos dessa nova decisão econômica do Governo Federal .

De acordo com o site do Governo Federal. Já está em vigor a limitação de 8% de juros ao mês no Brasil. A decisão foi divulgada antes do ano novo, no dia 27 de dezembro pelo Conselho Monetário Nacional. Entrando em vigor no último dia 6 de janeiro. Com isso os bancos são obrigados a limitar a taxa de juros do cheque especial a 8%.

Porém, o que muitos especialistas em finanças indicam para tomar muito cuidado. Principalmente porque de acordo com essa decisão, os bancos podem cobrar uma taxa mensal pelo serviço do check especial. Mesmo se o cliente não usar o serviço, só de contar com ele na conta já vale para pagar a mensalidade.

Para termos uma idéia dessa decisão, os juros médio de 2019 chegou a mais de 300% anual. Com a limitação de juros do cheque especial até 8% ao mês esse número cai para aproximadamente a metade. É interessante notar que o BC que divulgou a informação.

Sinalizou que a medida é para “penalizar” pessoas com mais renda e melhor educação financeira. Já que a maior parte do dinheiro investido como verificar especial nessas contas ficam parado. Para ter uma noção são disponibilizados cerca de R $ 350 bilhões para essa consciência.

São usados ​​somente R $ 26 bilhões o que causa um desgaste necessário de recursos com sistemas para manter esse limite. Isso tudo de acordo com o Diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução João Miguel Pinho de Mello . Colocando esse teto o Governo consegue controlar os melhores recursos.

Além disso a cobrança pelos bancos mesmo para clientes que não utilizarem o cheque especial. É feita somente em contas com limites superiores a R $ 500. O que novamente segmenta os maiores efeitos da limitação de juros do check especial a até 8% ao mês aos mais ricos.

A medida também veio como uma das políticas de melhorar a economia. A partir de julho de 2019, os bancos compatíveis com parcelamentos e dívidas de dívidas fazem verificação especial superior a R $ 200. Com isso o Governo espera que a limitação de juros do cheque especial até 8% ao mês consiga melhorar a situação financeira.

Vale lembrar que a taxa mensal só vai valer a partir de junho de 2020. Com isso as pessoas que não quiserem continuar com o serviço em sua conta. Basta cancelar o serviço através da internet ou mesmo indo em uma agência do seu banco para resolver.

 

 

ARTIGOS RECOMENDADOS

Melhor cartão de crédito para milhas

Viajar está entre os maiores desejos de quem busca momentos especiais, seja para descansar,...

Cartão de crédito com cashback

Imagine usar seu cartão de crédito para compras do dia a dia — como...

Melhor cartão de crédito para viagens

Viajar é uma das experiências mais enriquecedoras da vida — seja para descansar, conhecer...